A edição de
Abril da revista “Pediatrics” publica o estudo intitulado “Sports Sponsorships of Food and Nonalcoholic Beverages”, que revela que 76% dos anúncios exibidos (televisionados
ou visualizados no Youtube) durante a realização de eventos desportivos profissionais
em 2015 nos Estados Unidos, estavam ligados a produtos classificados como lixo alimentar “junk food” e que 52.4% dos anúncios relativos a bebidas não
alcoólicas estavam ligados a bebidas açucaradas.
A investigação
realizada por peritos do “Rudd Center for Food Policy & Obesity” da
Universidade do Conncticut, revelou a importância dada aos produtos alimentares
e às bebidas não alcoólicas durante os 10 eventos desportivos profissionais selecionados
‘ National Football League (NFL),Major League Baseball (MLB), National
Hockey League (NHL), National Basketball Association (NBA), Fédération
Internationale de Football Association (FIFA), National Collegiate Athletic
Association (NCAA), National Association for Stock Car Auto Racing (NASCAR), Professional Golfer´s Association (PGA), Little League Baseball and Ultimate Fighting Championship
(UFC).
Os dados
das audiências fornecidos pelos Nielsen Ratings revelaram que os jovens entre
os 02 e os 17 anos envolvidos no período de estudo (2015) assistiram a mais de
412 milhões de visualizações associadas aos programas desportivos das organizações
anteriormente referidas e que mais de 234 patrocinadores foram associados aos
500 programas mais assistidos. Os Alimentos e bebidas não-alcoólicas foram a
segunda categoria de publicidade mais visualizada (19%), atrás da categoria que
integra os anúncios relacionados com automóveis por apenas 1% (20%).
Dos 173
casos em que alimentos foram anunciados, mais de 76% promoveram produtos classificados
de “não saudável” pelas diretrizes do Nutrition Profile Model (NPM), com scores
de NPM inferiores a 64, e nos 155 casos em que as bebidas não alcoólicas foram
promovidas, cerca de 52% estavam ligados a bebidas açucaradas e apenas cerca de
21% estavam ligadas a bebidas não açucaradas, colas de dieta ou águas “ Full-calorie,
regular soft drinks were the largest category of nonalcoholic beverages shown
(N = 68, 43.9%), followed by diet soft drinks (N = 31, 20.0%) and sports drinks
(N = 19, 12.3%). Plain water was featured 6 times (3.9%), no-calorie coffee was featured 3 times (1.9%), and milk wasfeatured 3 times (1.9%). PepsiCo products were featured most frequently (N =111, 69.0%), whereas its products’ logos were featured 48 times.”
O estudo
termina concluindo que os resultados obtidos confirmam que as principais
empresas de alimentos e bebidas promovem produtos não saudáveis, através do
patrocínio dos diversos protagonistas envolvidos nos eventos desportivos
profissionais. Milhões de jovens de todo o mundo são confrontados com a
associação contraditória, entre o desporto e o lixo alimentar/ bebidas adoçadas
difundidas por grandes marcas ligadas aos interesses da Big Food, chamando à
atenção para a necessidade das organizações desportivas desenvolverem políticas
de marketing com maiores preocupações de saúde, proibindo parcerias com
empresas que promovam produtos classificados como lixo alimentar, ou bebidas
não alcoólicas adoçadas e apelando para o envolvimento da comunicação social e
da comunidade nos esforços para mudar as práticas atuais de patrocínio, dando
como exemplo a decisão da McDonald´s terminar o patrocínio Olímpico no passado
mês de Julho de 2017 (aqui), depois do Comité Olímpico Internacional ter sofrido
fortes críticas por parte de diversas organizações interessadas na saúde
pública.
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