quinta-feira, 24 de março de 2016

A POBREZA COMPROMETE O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL DAS CRAINÇAS

Em Setembro de 2015 um grupo de investigadores da Universidade de Wisconsin e da Universidade de Duke na Carolina do Norte publicou na JAMA Pediatrics, " Association of Child Poverty, Brain Development, and Academic Achievement".

Foto - Alfredo Cunha
Os autores cruzaram as informações de imagens do cérebro (RMN) com o desempenho escolar das crianças e jovens ao longo de 6 anos, concluindo que “poverty is tied to structural differences in several areas of the brain associated with school readiness skills, with the largest influence observed among children from the poorest households”, explicadas em 20% por desenvolvimento estrutural atípico em várias áreas críticas do cérebro, incluindo a substância cinzenta total, o lobo frontal, lobo temporal e o hipocampo.

Este trabalho mostra que as estruturas cerebrais destinadas a aprender os processos críticos são vulneráveis ​​às circunstâncias ambientais da pobreza, tais como o stress, a má nutrição e à fraca estimulação, ajudando a explicar a relação negativa entre pobreza e o rendimento escolar verificada entre crianças e jovens.


“The influence of poverty on children’s learning and achievement is mediated by structural brain development. To avoid long-term costs of impaired academic functioning, households below 150% of the federal poverty level should be targeted for additional resources aimed at remediating early childhood environments. “

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