De acordo com os dados publicados pela Organização Mundial de Saúde, no relatório " WHO REPORT ON THE GLOBAL TOBACCO EPIDEMIC, 2015 - RAISING TAXES ON TOBACCO" (Aqui), aumentar os impostos sobre o tabaco é a estratégia mais eficaz para reduzir o uso do tabaco. Eficácia reforçada quando está inserida numa estratégia mais abrangente para o controlo do tabaco.
Increase tobacco tax to save lives in China - WHO |
De acordo com os estudos publicados (Aqui) um aumento de 10% no preço do tabaco promove a redução do seu consumo de tabaco entre a 2 a 5% (4% em média) nos países de renda alta e entre 2 a 8% (5% em média nos países de renda baixa e média. Esta redução é ainda mais relevante entre os jovens, atingindo-se reduções duas a três vezes maiores que entre os adultos.
Como o uso do tabaco está cada vez mais concentrado nas populações mais desfavorecidas (renda baixa) e é nestas que a estratégia de aumentar o preço do tabaco é mais eficaz fazendo diminuir o consumo de tabaco, os resultados obtidos demonstram um maior benefício para a saúde destas comunidades como revela um estudo desenvolvido na Tailândia pelo Banco de Desenvolvimento Asiático, que calcula uma redução de 60% na mortalidade por tabaco resultante de um aumento de 50% no preço do tabaco, concentrando-se estes benefícios no 1/3 mais pobre da população que pagaria apenas 6% do aumento de impostos. (Aqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário