DIA MUNDIAL DA SAÚDE 2016: DIABETES
7 de Abril 2016
De acordo com os dados do Atlas da Diabetes da Federação Internacional da Diabetes estima-se que 415 milhões de pessoas adultas no mundo tenham Diabetes, quando em 2008 esse número era de 347 milhões e se prevê que em 2020 esse número atinja os 642 milhões. (aqui)
De acordo com a Organização Mundial de Saúde em 2012, a doença causou (diretamente) cerca de 1,5 milhões de mortes, com mais de 80% a ocorrerem nos países de baixa e média renda.
A OMS estima que a Diabetes seja a sétima principal causa de morte em 2030.
A Organização Mundial da Saúde escolheu a Diabetes como lema para o Dia Mundial da Saúde de 2016, (aqui) porque:
1. A epidemia de diabetes está a aumentar rapidamente em todo o mundo e em particular nos países de baixa e renda média;
2. Uma grande proporção de casos de diabetes são evitáveis;
3. A diabetes é tratável, pode ser controlada evitando complicações. O aumento do acesso ao diagnóstico, à educação, à capacidade para auto-gerir a doença e ao tratamento a preços acessíveis são componentes fundamentais da resposta.
4. Os esforços para prevenir e tratar o diabetes serão importantes para atingir o objectivo global de desenvolvimento sustentável Meta 3 reduzindo a mortalidade prematura por doenças crónicas de 1/3 até 2030.
Desde há muito que conhecemos os determinantes sociais da Diabetes. Sabemos que a Diabetes é mais preponderante entre as pessoas de baixos rendimentos, com menor escolaridade, e não apenas nos muito pobres, e que à medida que se desce no gradiente social, que se tem um trabalho mal pago e pouco qualificado, o número de pessoas com Diabetes aumenta.
Sem comentários:
Enviar um comentário