segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

OS ENFERMEIROS E OS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE - O CASO DO CANADÁ

Numa recente tomada de posição sobre Determinantes Sociais da Saúde a associação nacional dos enfermeiros canadianos, a Canadian Nurses Association, (aqui) reconheceu a responsabilidade ética e profissional que as enfermeiras e os enfermeiros têm para promover a equidade em saúde através da ação sobre os determinantes sociais de saúde.

A Canadian Nurses Association (CNA) acredita que a redução das desigualdades em saúde deve ser uma prioridade em todos os domínios da prática da enfermagem, em colaboração com os outros profissionais de saúde, devendo as enfermeiras e os enfermeiros inclui-las nas suas ações e intervenções com os indivíduos, as famílias e as comunidades.
CANADIAN FACTS - SHD

É essencial que as enfermeiras e os enfermeiros compreendam o impacto desses fatores sobre as pessoas e os grupos com quem trabalham devendo integrá-los nas suas avaliações. Esta informação pode influenciar a escolha da intervenção e a necessidade de recorrer a outros recursos da comunidade. De modo mais geral, os enfermeiros devem saber como melhorar a saúde de seus pacientes defendendo políticas progressistas que atuem sobre os determinantes sociais da saúde.


A CNA advoga pela inclusão do estudo dos determinantes sociais da saúde, começando pela compreensão crítica dos fatores políticos, económicos e sociais que são as causas das desigualdades em saúde.


"Better Health: An analysis of public policy and programming focusing on the determinants of health and health outcomes that are effective in achieving the healthiest populations" é um dos exemplos da contribuição da Canadian Nurses Association para o estudo dos determinantes sociais da saúde no Canadá e no mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário