domingo, 15 de novembro de 2015

ANEURIN BEVAN E A LUTA PELO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), fundado em 1948, é habitualmente conhecido por Beveridgiano, remetendo o seu nome para o relatório apresentado por William Beveridge, membro do Partido Liberal ao parlamento em Novembro de 1942,  "Report on Social Insurance and Allied Services", mas foi Aneurin (Nye) Bevan o grande obreiro do Serviço Nacional de Saúde (NHS).

Com a esmagadora vitória trabalhista nas eleições gerais de 1945, coube a Nye Bevan assumir o Ministério da Saúde. 

Bevan, nascido em 15 de Novembro de 1897, no País de Gales, numa família de mineiros conhecia bem os problemas da pobreza e da doença, entre as classes trabalhadoras do Reino Unido, tinha conhecido a trabalhar aos 13 anos numa mina de carvão, tornar-se-ia um dos líderes sindicais dos mineiros em South Wales  na greve geral de 1926. Foi eleito para o Parlamento Britânico como deputado em 1929, tornando-se num dos líderes trabalhistas na Câmara dos Comuns durante a II Guerra Mundial. 

Dotado de grande capacidade negocial, determinação e capacidade oratória, Nye Beaven tem de enfrentar a escassez de recursos humanos, a oposição do Partido Conservador, a resistência e oposição da Associação Médica Britânica (BMA), da maior parte da imprensa britânica para implementar o NHS em Julho de 1948. Apoiado num forte apoio popular Nye Bevan consegue finalmente o apoio do Presidente da BMA e funda o NHS, aquilo que os Britânicos classificam " the most civilised thing in tehe world" um sistema de saúde universal, geral e gratuito. 



Sem comentários:

Enviar um comentário