terça-feira, 17 de novembro de 2015

DESIGUALDADES EXPLICADAS AOS MAIS JOVENS ... E AOS ADULTOS

Uma vez, um professor do ensino secundário decidiu realizar um exercício que mostrasse de uma forma simples mas poderosa a relação entre privilégio de classe e a mobilidade social.  Começou por dar a cada aluno uma folha de papel, pedindo-lhes que fizessem uma bola com ela. 


Depois colocou um cesto de papel na frente da sala junto ao quadro


A seguir explicou - O jogo é simples - Vocês representam a população do país. Todos têm a oportunidade de ficarem ricos e subirem na classe social.


Para isso, têm que lançar a bola de papel e enfiá-la no cesto de papéis sem sair dos vossos lugares


Os estudantes do fundo da sala protestaram imediatamente. Isso é injusto, os alunos das filas da frente têm muito mais possibilidades de acertar no cesto dos papéis.


Cada um lançou a sua bola, e como era de esperar, a maioria dos estudantes das primeiras filas  acertaram no cesto (ainda que alguns tivessem falhado), e só uns poucos das filas de trás conseguiram encestar.


O Professor concluiu " Quanto mais perto estão do cesto, mais possibilidades têm de acertar. Isto é o que parece o privilégio.
Observaram como os únicos a queixarem-se de imparcialidade foram os do fundo da sala?"


Entretanto, os que estavam na parte da frente da sala tiveram menos consciência do privilégio que usufruíam desde que nasceram. Tudo  o que conseguiam ver era o espaço que os separavam do cesto dos papéis.

No final diz o professor para os alunos " O vosso trabalho  como estudantes que recebem educação, é estar conscientes do vosso privilégio, e utilizar esse privilégio chamado "educação" para darem o vosso melhor e conseguirem fazer grandes coisas, ao mesmo tempo que advoguem por aqueles que sentam nos lugares de trás.


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