Uma vez, um professor do ensino secundário decidiu realizar um exercício que mostrasse de uma forma simples mas poderosa a relação entre privilégio de classe e a mobilidade social. Começou por dar a cada aluno uma folha de papel, pedindo-lhes que fizessem uma bola com ela.
Depois colocou um cesto de papel na frente da sala junto ao quadro
A seguir explicou - O jogo é simples - Vocês representam a população do país. Todos têm a oportunidade de ficarem ricos e subirem na classe social.
Para isso, têm que lançar a bola de papel e enfiá-la no cesto de papéis sem sair dos vossos lugares
Os estudantes do fundo da sala protestaram imediatamente. Isso é injusto, os alunos das filas da frente têm muito mais possibilidades de acertar no cesto dos papéis.
Cada um lançou a sua bola, e como era de esperar, a maioria dos estudantes das primeiras filas acertaram no cesto (ainda que alguns tivessem falhado), e só uns poucos das filas de trás conseguiram encestar.
O Professor concluiu " Quanto mais perto estão do cesto, mais possibilidades têm de acertar. Isto é o que parece o privilégio.
Observaram como os únicos a queixarem-se de imparcialidade foram os do fundo da sala?"
Observaram como os únicos a queixarem-se de imparcialidade foram os do fundo da sala?"
Entretanto, os que estavam na parte da frente da sala tiveram menos consciência do privilégio que usufruíam desde que nasceram. Tudo o que conseguiam ver era o espaço que os separavam do cesto dos papéis.
No final diz o professor para os alunos " O vosso trabalho como estudantes que recebem educação, é estar conscientes do vosso privilégio, e utilizar esse privilégio chamado "educação" para darem o vosso melhor e conseguirem fazer grandes coisas, ao mesmo tempo que advoguem por aqueles que sentam nos lugares de trás.
Uma estória de desigualdade " This Teacher Taught His Class. A powerful lesson about privelege"
Sem comentários:
Enviar um comentário